div id="MicrosoftTranslatorWidget" style="width: 200px; min-height: 83px; border-color: #000033; background-color: #003366;">

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Alunos do Ensino Médio visitam a Sala São Paulo e Pinacoteca


Sob o comando da professora Eli Cóvulo, cerca de 80 alunos do ensino médio da Escola Estadual Luiz Martini, de Mogi Guaçu, foram a São Paulo no dia 31 de maio, para um passeio cultural. O ponto alto da viagem foi o ensaio da Orquestra Sinfônica de São Paulo (Osesp), que pode ser assistido pelos alunos guaçuanos e de outras oito escolas de cidades do interior paulista.  O passeio também contou com uma visita à Pinacoteca  e à Estação da Luz. Cada minuto do passeio foi muito aproveitado pelos alunos que tiveram o privilégio de participar da iniciativa de uma das mais tradicionais escolas da cidade.
Integrantes da diretoria da escola Luiz Martini e vários professores também acompanharam os alunos no passeio à Capital. “A viagem foi excelente e muito proveitosa para os alunos do Ensino Médio de nossa escola que puderam participar”, apontou Cidália Siqueira, no momento da chegada do grupo em Mogi Guaçu.  A vice-diretora Geisa e a coordenadora do Ensino Médio, Lucimara Del Vecchio, também viajaram com os alunos. Além da professora Eli, os professore  Maria de Fátima (Língua Portuguesa), Maria Helena (Matemática) e Emanuel acompanharam o grupo de estudantes.
Para ir a São Paulo, os alunos e professores tiveram que “acordarem com as galinhas”, pois os ônibus tinham saída prevista para as 5h da manhã. Antes de partir, todos receberam kit de lanche composto por pão recheado com presunto e queijo, água, suco de uva, fruta, barra de cereais com chocolate. A viagem praticamente começou depois que todos receberam esse delicioso café da manhã. No caminho, muitos alunos aproveitaram o friozinho e o silencio matinal e dormiram até chegar a São Paulo. Por causa do trânsito lento da manhã paulistana e para não haver risco de atraso, os dois ônibus não fizeram nenhuma parada na estrada.
Graças a isso, a Luiz Martini foi a primeira de oito escolas agendas para assistir à apresentação a chegar na Sala São Paulo. Assim, os guaçuanos conseguiram pegar os lugares da frente. Depois de acomodados, todos alunos começaram à fotografar a Sala São Paulo, antes dos sinais tocarem.  Após o início das atividades da Osesp não foi permitido fotografar a apresentação e nem maiores detalhes da  Sala São Paulo, onde foi realizado o ensaio.
Sala São Paulo
Localizada na antiga Estação Júlio Prestes, a Sala São Paulo pode ser compararada com as três melhores salas de concerto do mundo, ao lado das de Boston, Viena e Amsterdã, e é a maior e melhor sala de concertos da América Latina. Seu palco de 320 m² possui duas partes móveis, uma localizada na plateia e outra localizada a frente do palco, para o piano. A sala possui uma acústica perfeita, devido à distribuição das cadeiras e ao teto, que se move.
O ensaio foi sob a regência do maestro britânico Frank Shipway,  a composição do Britânico Paul Hibdemith no concerto para violoncelo e a composição de Edgar Elgar, na Sinfonia nº 2 em Mi Bemol Maior, Op.63. Tudo foi considerado muito interessante pelos alunos guaçuanos, que acompanharam tudo atentamente. Mesmo os que não têm muito contato com o estilo classifico ficaram muito satisfeitos. Após o concerto os mais de 80 alunos da Luiz Martini seguiram nos dois ônibus para a Pinacoteca do Estado, onde fizeram uma pausa para o  lanche e descansaram até dar o horário para entrada prevista na exposição.
A Pinacoteca do Estado
Criada em 1905, a Galeria de Pintura do Estado se instalou primeiramente na Avenida Tiradentes, junto ao Jardim da Luz, em 24 de dezembro. Seu acervo era de 26 quadros, transferidos do Museu Paulista, ocupa uma sala cedida pelo Liceu de Artes e Ofícios, dirigido por Ramos de Azevedo, e , 11 anos depois a Galeria já havia recebido a visita de 3.447 pessoas.
Já na pinacoteca, os alunos fizeram primeiramente uma visita monitorada às obras de escultor francês Alberto Giacometti, da Coleção da Fondation Alberto et Annette Giacometti, de Paris,  na França. Algumas obras de gesso de composição do artista não puderam vir ao Brasil por sua fragilidade, uma vez que poderiam ser danificadas no transporte feito por avião. A primeira obra vista pelos alunos guaçuanos foi Femme Debout ,  de bronze, de 1957, que estava posicionada ao centro do octógono.
Durante toda a visita monitorada os alunos puderam, além de conhecer um pouco mais a vida de Alberto Giacometti e suas obras, puderam ter acesso a uma pequena parte do rico acervo da Pinacoteca do Estado. Na viagem de volta a empolgação era nítida na cara da maioria dos 80 alunos que foram a São Paulo, bem como dos professores e integrantes da diretoria. Cansados, muitos dormiram em quase todo o trajeto de retorno. Só acordaram durante uma parada em um restaurante à beira da estrada, onde puderam comer algumas guloseimas para repor as energias gastas no intenso dia de atividades culturais na Capital Paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário